sábado, 16 de abril de 2011

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR
América dos Anjos Costa Marinho
As sugestões de reflexão sobre o trabalho desenvolvido visam ajudar o professor a rever sua própria prática, diagnosticando as necessidades de reformulação e aprimoramento.
Para proceder a essa reflexão, o professor precisará recorrer a suas observações e registros pessoais e ao material dos alunos (pastas, cadernos), bem como aos dados da avaliação diagnóstica, que servirão de indicadores do progresso.
Considerando que uma mesma atividade está vinculada a vários objetivos, assim como um determinado objetivo permeia várias atividades, na tentativa de garantir que uma mesma noção se faça presente em vários momentos e diferentes contextos, o professor poderá fazer um balanço do que foi trabalhado e das lacunas que ficaram.
Certamente, ao rever todo esse material, vai se dar conta de que enfrentou dificuldades, mas também fez muitas conquistas. É importante registrar essas observações, para que possa perceber sua própria evolução.
            Para ajudá-lo a realizar este balanço, o quadro a seguir traz perguntas sobre aspectos gerais da condução do trabalho de sala de aula é específico sobre as modalidades oral e escrita.

ASPECTOS GERAIS

               Tenho trabalhado com toda a classe, com grupos e com acompanhamento individual?
             Ao trabalhar em grupos, possibilito a discussão das regras, para que haja respeito e organização?
           Meu trabalho está voltado para a participação dos alunos nas atividades de grupo, de forma que se tornem cada vez mais responsáveis? Eles compreendem seu papel no grupo?
          Os alunos podem participar ativamente de cada atividade, expondo pontos de vista, falando sobre suas dúvidas e descobertas, mostrando soluções?
          Tenho feito discussões e registros das descobertas feitas durante as atividades?
           Estimulo os alunos a utilizar diferentes tipos de registro (oral, escrito, desenho)?
          Observo e anoto o progresso e as dúvidas dos alunos na realização das atividades?
           Tenho tido a preocupação de valorizar acertos dos alunos e incentivá-los no trabalho, promovendo sua auto-estima.

LINGUAGEM ORAL

Estimulo freqüentemente os alunos a expor suas idéias e opiniões?
Crio sempre situações para que todos se manifestem?
Ajudo os alunos a organizar suas idéias de forma clara e articulada?
Oriento os alunos a adequar sua fala a diferentes interlocutores e situações sociais?
Garanto um clima de respeito e solidariedade durante as conversas e debates?

A)    LEITURA

Leio diariamente para os alunos?
Procuro ler de forma expressiva para os alunos, variando a entonação, fazendo suspense, dramatizando etc.?
Estimulo perguntas e antecipações dos alunos durante a leitura?
Comento e estimulo comentários sobre leituras feitas por mim e por eles?
Ofereço com freqüência textos de gêneros variados para os alunos, incentivando-os a ler?
Ajudo-os a perceber as marcas características de cada gênero?
Incentivo-os a ler, mesmo que eles o façam apoiados na memória e/ou nas ilustrações? 
O que cada atividade desenvolvida tem ajudado os alunos a fazer progressos na leitura?
Como?

LINGUAGEM ESCRITA
B)     PRODUÇÃO DE TEXTO

Possibilito aos alunos que exponham tudo o que sabem e pensam sobre a escrita?
Aceito a forma como os alunos escrevem, mas esclareço e informo sobre a escrita convencional?
Tento compreender os registros feitos pelos alunos?
Escrevo freqüentemente para eles?
Garanto momentos para troca de informações entre eles, possibilitando uma maior interação?
Faço isso com freqüência?
Incentivo-os a produzir textos, mesmo que não saibam escrever convencionalmente?
Discuto com os alunos a situação de produção: a quem se destina o texto? Qual a sua finalidade? Qual o melhor gênero para atingir essa finalidade?
Apresento vários textos de um mesmo gênero para que os alunos se familiarizem com eles?
Ajudo-os a identificar as marcas de cada gênero?
Oriento os alunos a fazer várias versões e revisão dos próprios textos, visando seu aprimoramento?
Exponho e divulgo as produções dos alunos, garantindo assim a função social da escrita?
Desenvolvo atividades significativas, garantindo assim sua unidade e função social?
Em que as atividades desenvolvidas têm ajudado os alunos a progredir na escrita?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário