domingo, 17 de abril de 2011

FICHA DE CONJUGAÇÃO VERBAL

FICHA DE CONJUGAÇÃO VERBAL

           

            1) Em tempos antigos, o Norberto_____________(ser) o meu melhor amigo. Quando éramos miúdos, ____________(fazer) muitas coisas juntos: __________(ter) bicicletas iguais, ______________(estudar) sempre juntos, ________________(querer) as mesmas coisas, etc.
            Hoje, eu ___________(pegar) na minha mota e ____________(fazer) um passeio pelos sítios da minha juventude.____________(querer) recordar os bons momentos do passado.
            Amanhã, ou outro dia, eu____________(preparar) as malas e ____________(fazer) uma surpresa ao Norberto.
            Mas isso será depois. Por agora, preciso de_____________( estudar) para ____________(conjugar) bem os verbos. Não____________(querer) fazer como da outra vez. Na ficha anterior, ___________(ter) uma má nota porque não _____________(estudar) nada !


2)         Quando eu _______________ ( ser ) pequeno, _______________ ( ter ) muitos amigos que _______________ ( vir ) para minha casa e _______________ ( brincar ) comigo. À tarde, a minha avó _______________ ( chamar ) - nos e _______________ ( contar ) - nos histórias do seu
tempo. Sempre que ela _______________ ( falar ) connosco, ela queria que nós _______________ ( escutar ) com atenção, não gostava que os meus amigos   _______________ ( distrair-se ) nem que eu _______________ ( estar ) desatento.
            Um dia, ela _______________ ( contar ) um conto acerca de um príncipe corajoso e nós _______________ ( escutar ) maravilhados… 
            Quando eu crescer, _______________ ( ser ) um grande escritor e _______________ ( escrever ) contos modernos. Os heróis _______________ ( ser ) sempre corajosos, galantes  e apaixonados. Penso que os leitores _______________ ( gostar ) de ler as minhas obras.
             É provável que este meu sonho _______________ ( realizar-se ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário