sábado, 16 de abril de 2011

Modelo de adaptação curricular



Escola


Adaptação Curricular Individual


1-Dados de identificação do aluno

Nome:
Filiação:
Data de nascimento
Ano de escolaridade:

2-Dados da identificação do documento

Início:
Duração: 2º semestre de 2010 reformulando a cada ano letivo
Pessoal Responsável: Professor da turma:
                                   Orientador Pedagógico:
                                   Orientador Educacional:

3-História Pessoal e Educativa

            Os pais de R são primos de primeiro grau.
            Ele é o mais velho de dois irmãos por parte de mãe e por parte de pai tem mais 3 irmãos.
             O pai também foi aluno da Escola Municipal  e também tinha muitas dificuldades quando estudava.
Filho de pais separados e quem toma conta dele é sua avó, pois os pais não tem nenhum interesse na vida escolar do filho.
Morou em Ipiranga desde que nasceu, mas em abril mudou para P, entretanto não conseguiu vaga para que ele estudasse na P resolveu em maio voltar para I.
Neste período que estava em P ficou agressivo no ponto das crianças que andavam de van com ele não querer mais sua presença. Quadro que o aluno nunca apresentava quando estudava em I.
É uma criança que fica o dia inteiro na rua sem a supervisão de ninguém.
O aluno entrou na escola no Pré I e era uma criança muito quieta, não se comunicava e tinha dificuldade em formular palavras. No final Pré II ainda não conseguia nem com apoio redigir o seu nome. Fez o primeiro ano em três anos e saiu sem alcançar os objetivos propostos para essa serie. Está cursando o segundo ano pela segunda vez e apresenta muita dificuldade na construção da escrita, leitura e noções matemáticas, não consegui realizar as atividades em sala de aula e as atividades que são passadas para casa também não realiza.  
            Faz tratamento fonoaudiólogo e psicológico.
4-Estilo de aprendizagem e motivação para aprender

Área afetiva social: mostrou-se alegre e comunicativo, não demonstrando resistências ao cumprimento de regras e tarefas, as relações vinculares são positivas com colegas e a escola, não apresenta frustrações frente aos novos desafios e se interessa em aprender. O atual momento existencial revela insegurança, irrequietuedade e desatenção, levando-o a uma produção escolar muito aquém de suas possibilidades.

5-Atividades compartilhadas com o grupo

5.1-Sem adaptação

Educação Física;
Artes;
Ensino Religioso;
Leitura oral;
Leitura de diferentes tipos de textos;
Participação oral.

5.2-Com alguma adaptação

Língua Portuguesa;
Matemática;
História;
Geografia;
Ciências.
      
6-Nível de competência curricular

Área cognitiva: estrutura pré-operatória concreta mais assimilativa do que acomodativa, pensamento intuitivo articulado com defasagem, o simbolismo ainda está muito presente nas suas atitudes, oscilando no tempo de concentração e atenção.
             
Área pedagógica: vínculo positivo com a aprendizagem escolar, em relação à construção da escrita e leitura suas produções espontâneas apresentam características da fase pré-silábica 2 utilizando com freqüência as letras do seu nome, demonstrando lentidão para execução das tarefas em geral.
            Dificuldade no raciocínio lógico matemático necessitando de mais informações para iniciar e resolver as atividades.

Área corporal: utiliza bem o corpo nas diversas situações.

7-Metodologia

            Devemos potencializar um trabalho na atenção, memória, lectoescrita, percepção e raciocínio lógico matemático.
           



Atenção
O aluno apresenta muita dificuldade para fixar a atenção, distraindo com facilidade e esse problema interfere nos processos de aprendizagem.
Por isso é importante:
-Evitar o maior número possível de estímulos que distraem;
-Dar instruções claras e precisas, pouco numerosa;
-Começar com tarefas que requeiram pouco tempo de execução
-Trocar de atividade frequentemente
-Elogiar cada sucesso.

Memória

            O aluno apresenta muita dificuldade em memorizar as atividades e por esse motivo precisamos trabalhar:
-Trabalhar a memória auditiva;
-Trabalhar a memória visual;
-Trabalhar o reconhecimento;
-Trabalhar memória seqüencial.

Lectoescrita

            O aluno apresenta grande dificuldade na escrita e não consegue ler nada, pensando nisto temos que trabalhar;
-Motricidade fina;
-Trabalhar todos os aspectos da escrita e não limitar-se a grafia: análise e síntese das ideias, exposição ordenada do pensamento.
-Situações nas quais se faz necessário o uso da escrita;

Percepção

            O aluno apresenta grande dificuldade na percepção visual dificultando a sua aprendizagem tanto na leitura, na escrita como na matemática.
            Teremos que desenvolver a sua percepção trabalhando:
-Percepção visual- encontrar diferenças e desenhos, completar uma figura, tamanho, cor, forma etc.
-Percepção auditivo – reconhecendo as propriedades do som altura, duração, forte, fraco etc

Raciocínio lógico-matemático

            Devemos desenvolver no aluno a compreensão de conceitos matemáticos, cálculos, compreensão das relações entre os objetos e a lógica e para isso tem que trabalhar:
  -Os diferentes atributos dos objetos: forma, cor e tamanho;
-As orientações espaciais, temporais e numéricas;
-Compreensão de problemas (no cotidiano);
-A identificação de números em diferentes contextos;
-A relação entre número e a sua respectiva quantidade;
-A identificação e registro  convencional dos números;
-Situações com o uso do dinheiro.

8-Atividades

            As atividades serão as que respondam melhor aos interesses e motivação do aluno.
            Flexibilizaremos a apresentação das atividades, de maneira que a programação não seja rígida e se adapte a programação da escola e ao aluno.
Utilizaremos material xerografado ou mimeografado, em vez de copiar do quadro;
O material deverá ser concreto para resolver cálculos;
Trabalharemos a produção de texto em grupo ou coletivo;
A interpretação de texto deve ser sempre auxiliada pela professora ou por um colega que realizará a leitura das perguntas para que seja possível a interpretação por parte do aluno. As respostas podem ser orais ou por escrito, com respostas simples e objetivas;


Instrumento de avaliação

            Para realizar uma verdadeira avaliação dos progressos do aluno, teremos que adaptar a avaliação escrita ao nível do aluno. Utilizando os conteúdos trabalhados.
            A avaliação será contínua, onde serão feitos exames orais, trabalhos em que o aluno demonstrará o que assimilou.

Temporização

            O trabalho será realizado dentro da sala de aula, de maneira que o professor possa ministrar sua aula sem trocar o seu ritmo, assegurando que o aluno adquira os conteúdos ministrados, o apoio fora da sala de aula será realizado pelas orientadoras que em determinados momentos dará ao aluno uma atenção individualizada auxiliando nos conteúdos nos quais encontra maiores dificuldades.



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Assinatura da Professora



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          Assinatura do O.P                                                      Assinatura do O. E



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 Diretor
Local e data

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