domingo, 17 de abril de 2011

A importância da família nas atividades escolares

A importância da família nas atividades escolares

                        Queremos ressaltar aqui, a importância da participação dos pais tanto para a escola como para os seus filhos.
                        As festividades e reuniões são oportunidades para conhecer melhor o trabalho dos professores, onde o educador pode  abrir espaço para um diálogo mais efetivo com a família do aluno. Desta forma, os pais se tornam uma parte importante da vida escolar, podendo exercer maior influência e trazer opiniões/sugestões para dentro da escola.
                   Em relação aos seus filhos, se estes percebem que os pais comparecem aos eventos da sua escola, sentem que são importantes na vida dos pais, reforçando uma boa auto-estima. Um bom relacionamento entre família e escola só traz vantagens para a criança, visto que facilita e estimula o progresso escolar.
                     Porém, apesar da maioria dos pais acreditar que estes aspectos citados são verdadeiros, nem todos procuram se manter em contato permanente com a escola. Há quem alegue falta de tempo. Para quem trabalha fora o dia inteiro, de fato não é fácil comparecer aos eventos na escola. Mas se quisermos, sempre é possível dar um jeitinho de aparecer. Existem tantas vantagens nesta aproximação com a escola que vale qualquer sacrifício.
                 Estreitando o diálogo com os educadores do seu filho, haverá também um maior controle sobre a educação que ele está recebendo. A participação da família é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento global da criança. A criança se sentirá valorizada e prestigiada por isto.
                 Nós gostaríamos de deixar registrado o nosso agradecimento aos pais que compareceram as reuniões e as comemorações realizadas pela escola e convoco a todos para aproximarem-se das atividades proporcionadas pela escola, pois a Escola Lua de Cristal Regina Célia é uma instituição compromissada com a educação, tem a consciência de que necessita da participação efetiva dos pais para atingir o objetivo de desenvolver integralmente os seus alunos.

Um comentário:

  1. CELMA

    Tudo que foi escrito por você acima é realmente de extrema veracidade. Quando os pais estão presentes na vida do filho tudo faz diferença. Tudo fica mais fácil. Isso dentro e fora da escola.
    De um modo geral, os pais devem estar sempre atentos a todo tipo de comportamento e oportunidades que a vida oferece aos filhos. Sendo elas boas ou ruíns. O dever dos pais é compartilhar e orientar os filhos através da presença contínua e de muitos diálogos.
    Quero deixar registrado também aqui, aos convidados a este blog, que posso afirmar que a Escola Lua de Cristal é uma instuição séria. comprometida, acolhedora... aberta a todos. Tive uma experiência maravilhosa, senão inesquecível, com minha filha Bruna como aluna dessa escola que tanto tenho saudades, admiração e boas lembranças.
    Um abraço a todos e parabéns Celma pela bela iniciativa.
    Renata Kely (mãe de Bruna e Guilherme)

    ResponderExcluir