domingo, 17 de abril de 2011

AVALIAÇÃO ESCOLAR
As propostas curriculares atuais, bem como a legislação vigente, primam por conceder uma grande importância à avaliação, reiterando que ela deve ser: contínua, formativa e personalizada, sendo mais um elemento do processo de ensino aprendizagem, o qual nos permite conhecer o resultado de nossas ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-las.
Essas ideias precisam sair do papel e do discurso de professores e realmente fazer parte de uma educação inovadora que traga um aumento da qualidade do ensino.
Alguns teimam em entender por avaliação os tipos de provas, de exercícios, de testes, de trabalhos etc. Não compreendem a avaliação como um processo amplo da aprendizagem, indissociável do todo, que envolve responsabilidades do professor e do aluno. Ao tratar a avaliação dessa forma, afastam-na de seus verdadeiros propósitos, de sua relação com o ensinamento, de seu aspecto formativo.
Falar da Avaliação no âmbito da Educação Escolar, no campo da Educação de Direitos, nos leva a pensar a sua função, o papel social do professor, a razão da existência da Escola. Traz a discussão sobre inclusão e exclusão, privilégios e direitos, direitos e obrigações, instrução e formação, que alunos queremos formar, que escolas estão construindo para a nossa sociedade.
(OLIVEIRA, S. Roseli. MACEDO, Hércules. O professor e a avaliação; Avaliação Escolar).

Avaliar é:
  • Uma constante na nossa vida
  • Um processo dinâmico e contínuo
  • É o início e fim, dependendo dos resultados
  • É refletir sobre a prática
  • É ato dinâmico que envolve professor e aluno
  • É a construção do conhecimento
  • É processo de verificação das metas planejadas



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