sábado, 23 de abril de 2011

Alunos hiperativos

Algumas dicas para o professor lidar com hiperativos

     - Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;

     - Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;

     - Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;

     - Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;

     - Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;

     - Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;

     - Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando- se de que ele entendeu;

     - Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;

     - Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;

     - Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;

     - O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;

Nenhum comentário:

Postar um comentário