sábado, 23 de abril de 2011

Alunos hiperativos

Algumas dicas para o professor lidar com hiperativos

     - Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;

     - Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;

     - Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;

     - Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;

     - Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;

     - Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;

     - Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando- se de que ele entendeu;

     - Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;

     - Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;

     - Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;

     - O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

                                   Trabalhando cupom fiscal
Observe atentamente o cupom acima e responda as perguntas:
1.      Que tipo de texto é este?
2.      Em qual supermercado foi feita esta compra?
3.      Este estabelecimento comercial fica em que cidade e estado?
4.      Qual a data da compra, o preço do milho para pipoca e a quantidade de açúcar comprado?
5.      Qual o valor da compra?
6.      O consumidor optou por qual forma de pagamento?
7.      Se tivesse pago com duas notas de R$50,00 qual seria seu troco?
8.      Em qual caixa foi registrada a compra?
9.      Se eu escolhesse comprar 3 quilos de café, qual seria o valor total dessa compra?
10.  Registre o horário em que os itens foram comprados e diga se foi manhã, tarde ou à noite?
11.  Qual o endereço do supermercado em questão?
12.  Faça uma lista de compra para sua casa. Peça ajuda para mamãe.

Folha para redação

Produção  de Texto
Escola ______________________________________________________________
Aluno(a)______________________________________________________________
Professor_____________________________Data_____/_____/_____ Turma________ Ano____

Tema: _______________________________________________________________

                ____________________________________________

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
 _____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


Critérios de Avaliação
Estética do Texto
Norma Padrão
Unidade Textual
(         ) Letra legível
(        ) Ortografia
(        ) Coesão
(         ) Ausência de rasuras
(        ) Acentuação
(        ) Coerência
(         ) Margens regulares
(        ) Concordância
(        ) Fuga ao tema
(         ) Paragrafação
(        ) Pontuação
(        ) Gênero textual

(        ) Desenvolvimento estrutural








 
Símbolos e Códigos para a Correção
Palavra grafada ou acentuada incorretamente
I
Insuficiente
B
Bom
Repetição desnecessária
R
Regular
E
Excelente
  
Erro ou ausência de pontuação
 
                            

 
  Orientação para atividades de casa

 
     O objetivo das atividades de casa é a fixação dos ensinamentos desenvolvidos em sala de aula ou a complementação de algum conhecimento em construção de um tema em estudo pelos alunos.
     Para que os alunos possam fazer bom proveito desse tipo de atividade, aqui vão algumas dicas:

 
* Ajude a criança a criar laços de responsabilidade. A atividade de casa deve passar a ser hábito na vida de seu filho.

 
* O horário e o local de execução das atividades devem ser sempre os mesmos. O local deve ser arejado e claro.

 
* Evite que faça o dever diante da televisão ou com o som ligado, isso pode lhe tirar a concentração.

 
* O incentivo na execução das atividades é muito importânte.

 
* O adulto deve interferir como agente esclarecedor da atividade em caso de dificuldade, mas nunca fazer as atividades de casa para o aluno. Caso a dúvida persista, deixe que o aluno traga para escola, assim o professor levará em conta essa dúvida e redirecionará o seu trabalho.

 
* Promova a independência do aluno gradativamente até que seja capaz de executar as atividades sozinho.

Matemática

UM PASSEIO AO ZOOLÓGICO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA!!!!

Você já foi ao jardim Zoológico?
È um lugar muito bonito!
Vamos acompanhar algumas crianças ao zoológico e aprender muitas coisas.

1- Ao entrarmos no jardim Zoológico, passamos por uma roleta, que registra o número de pessoas que ali entram. No final do dia, já haviam passado pela roleta 9806 pessoas. Represente este numeral no quadro de valores de lugar:
                 

U.M
C
D
U





Agora responda:
a) Escreva-o por extenso: ____________________________________________________.
b) Ele é número par ou ímpar? ____________.
c) Dê o sucessor e o seu antecessor: ____________ 9806 _____________.

2- Na visita ao zoológico,algumas alunas ficaram encarregadas de anotar o tempo de gestação de alguns animais.Complete as questões abaixo transformando-as em dias:
a)      A gestação da zebra é de 3 centenas e 45 unidades: __________ dias.
b)      A gestação do macaco é de 14 dezenas e 1 unidades: _________dias.
c)      A gestação da girafa é de 435 unidades: ___________________dias.
d)      A gestação do leão é de 10 dezenas e 8 unidades ____________dias.
e)      A gestação do hipopótamo é de 2 dúzias multiplicadas por 10:_____dias.
f)       A gestação do camelo é de 100 multiplicado por 3 mais 9 dezenas:____dias.

3- Durante o passeio, alguns alunos ficaram encarregados de anotar o peso dos animais. De acordo com a tabela, calcule o que se pede:

ANIMAL
PESO:
Camelo
500 kg
Leão
250 kg
Zebra
260 kg
Girafa
500 kg
Elefante
6500 kg
Macaco
18 kg
Tatu
2 kg


a)- Observando a tabela responda:

Qual é o animal mais pesado?

R:- ----------------------------------------------------------------------------------------------

Qual é o animal mais leve?
R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

b)- Some o peso da girafa, do tatu, do elefante e do macaco e veja quantos quilos eles pesam juntos.

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

c)- Diminua, do peso do elefante, o peso do macaco mais do camelo, do leão e da zebra e descubra a diferença do peso entre eles.

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

d)- Some o peso da girafa com o peso do elefante para ver quanto pesam os dois juntos

R: ----------------------------------------------------------------------------------------------

4- No zoológico existem 45 espécies de animais. Estas espécies foram divididas em 5 grupos diferentes.Quantos animais ficaram em cada grupo?

R: ----------------------------------------------------------------------------------------------

5- Qual é a diferença entre a gestação do elefante, que é de 680 dias, e a do tigre, que é de 105 dias?

R: ---------------------------------------------------------------------------------------------

6- Numa terça-feira, foram visitar o zoológico, 185 crianças e 97 adultos.Sabemos que cada criança paga 3 reais e cada adulto 5 reais, responda:
a)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos infantis?

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

b)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos para adultos?

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

c)- Quanto o zoológico faturou no total?

R:----------------------------------------------------------------------------------------------






O drible da vaca

Após escapar de um matadouro na cidade de Campo Washington, nos EUA (Estados Unidos), uma vaca driblou policiais e bombeiros durante 11 dias. Só foi pega porque montou-se um estábulo numa praça e outras vacas foram ali colocadas para servirem de isca. Foram necessários dois tiros de tranqüilizantes pra imobilizá-la. A vaca fugitiva venceu: ganhou simbolicamente as chaves da cidade e não será mais abatida.
Revista Isto É, nº 1.692. São Paulo. Editora Três. 6/3/2002

A) Em uma notícia, até pequena como esta, necessita de algumas informações que não pode faltar, como:
·        Nome do jornal, cidade, data, mês e ano;
·        Manchete (negrito e em destaque a fonte a letra grande);
·        Inicia às vezes nem sempre relatando a cidade que ocorreu a notícia;
·        Fato relatado;
·        Como aconteceu;
·        Quem participou;
·        Entrevistados;
·        Existe um problema ou não;
·        Houve solução ou haverá solução para o problema que foi lançado.
 
B) Qual é o fato relatado pela notícia?

R: __________________________________________________

_____________________________________________________

C) Com quem aconteceu o fato?

R: __________________________________________________


D) Onde este fato ocorreu?

R: __________________________________________________

E) Em sua opinião, por que a vaca teria fugido do matadouro?

R: __________________________________________________

_____________________________________________________

F) Como a vaca foi capturada?

R: __________________________________________________

_____________________________________________________

G) Em que dia o fato foi noticiado?

R: __________________________________________________