JUSTIFICATIVA:
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.
O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.
A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem separadamente. Elas atuam de maneira interdependente.
É necessário que as crianças participem de situações onde a escrita adquire significação.
Ler equivale a buscar significados nos textos.
Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.
LEITURA DE HISTÓRIAS:
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.
Está demonstrado que a a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças.
Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.
OBJETIVOS:
- Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
- Entrar em contato com o material gráfico impresso
- Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
- Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO:
- Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
- Reescrever algumas histórias.
- Criar histórias mudas.
- Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...
- Recontar histórias.
- Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
- Incentivar a criação de biblioteca particular.
- Criar a hora do conto.
- Utilizar o dicionário.
- Construir um dicionário para a nossa sala.
- Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário