sábado, 23 de abril de 2011

     
          Observe a primeira página do jornal e responda:

MANCHETE

·            Qual é o título da principal notícia do jornal?
__________________________________________
·            Como são as letras dessa notícia?
_________________________________________

LIDE

Lide é o resumo da notícia. Geralmente é um texto curto e pretende “fisgar” o interesse do leitor, convecendo-o a ler toda a matéria.
No lide podemos encontrar as seguintes informações:
QUEM?

ONDE?

O QUÊ?

COMO?

QUANDO?

POR QUÊ?


 Leia este lide e responda as perguntas acima.
DESTRUIÇÃO: Duas casas, no Jardim Fontaneli, foram destruídas por incêndios, ontem em Marília. Um morador teve queimaduras. Em um dos casos, um menor é acusado de ter provocado o incêndio depois de briga com dona de casa por causa de droga. Prédio foi todo destruído.

Página 8 – A Jornal Diário 15/04/2003

Trabalhando Jornal em sala de aula

PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL:

Uma primeira página do jornal contém as seguintes partes:
1-    O cabeçalho: o nome do jornal, a data, o preço.
2-    A manchete: título em letras grandes da notícia principal.
3-    Caixa de chamadas: pequenas chamadas para matérias internas.
4-    Ilustrações: fotos ou desenhos.
5-    Legendas: pequenos textos colocados embaixo da ilustração.

Agora responda:

a)    Qual o nome do jornal?
b)    Em que data foi editado?
c)    Quanto custa?
d)    Existe uma manchete escrita com letras maiores. Qual é essa manchete?
e)    Embaixo ou acima da manchete, talvez você encontre um pequeno texto, chamado subtítulo. Localize esse texto.
f)      Você pode encontrar também chamadas para matérias que estão nas folhas internas do jornal. Localiza essas chamadas.
g)    Localiza as fotos que ilustram as principais notícias.
h)    Localize as legendas, se houver.  

Dengue

Escola______________________________________________________________
Nome:___________________________________________________4º ano______
Professora:___________________________________________Data___________

Dengue

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
A dengue clássica apresenta-se, geralmente, com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.
A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, e, ocasionalmente, falência múltipla dos órgãos e a morte.

1) Que tipo de texto é este:
(    ) Narrativo        (    ) Informativo            (    ) Descritivo 
2) Em qual das duas formas de dengue pode ocorrer sangramento?
___________________________________________________________________
3) Qual é a forma de dengue mais perigosa? Assinale:
(    ) Clássica         (    ) Hemorrágica 
4) Reescreva a primeira frase do texto, como se a mesma estivesse contida em um texto no discurso direto:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Observe a frase:
A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença.
a) Qual é o verbo desta frase?
__________________________________________________________________
b) Substitua as palavras sublinhadas por um pronome e reescreva a frase:
___________________________________________________________________
c) Quais palavras abaixo, são  substantivo comum, assinale:
(   )  dengue         (    ) forma       (    )  severa            (    ) doença    
d) Reescreva novamente a frase acima, substituindo a palavra forma por um sinônimo:
___________________________________________________________________
6) Escreva um texto que explique aos leitores como se prevenir da dengue:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Alunos hiperativos

Algumas dicas para o professor lidar com hiperativos

     - Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;

     - Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;

     - Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;

     - Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;

     - Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;

     - Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;

     - Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando- se de que ele entendeu;

     - Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;

     - Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;

     - Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;

     - O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

                                   Trabalhando cupom fiscal
Observe atentamente o cupom acima e responda as perguntas:
1.      Que tipo de texto é este?
2.      Em qual supermercado foi feita esta compra?
3.      Este estabelecimento comercial fica em que cidade e estado?
4.      Qual a data da compra, o preço do milho para pipoca e a quantidade de açúcar comprado?
5.      Qual o valor da compra?
6.      O consumidor optou por qual forma de pagamento?
7.      Se tivesse pago com duas notas de R$50,00 qual seria seu troco?
8.      Em qual caixa foi registrada a compra?
9.      Se eu escolhesse comprar 3 quilos de café, qual seria o valor total dessa compra?
10.  Registre o horário em que os itens foram comprados e diga se foi manhã, tarde ou à noite?
11.  Qual o endereço do supermercado em questão?
12.  Faça uma lista de compra para sua casa. Peça ajuda para mamãe.

Folha para redação

Produção  de Texto
Escola ______________________________________________________________
Aluno(a)______________________________________________________________
Professor_____________________________Data_____/_____/_____ Turma________ Ano____

Tema: _______________________________________________________________

                ____________________________________________

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
 _____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


Critérios de Avaliação
Estética do Texto
Norma Padrão
Unidade Textual
(         ) Letra legível
(        ) Ortografia
(        ) Coesão
(         ) Ausência de rasuras
(        ) Acentuação
(        ) Coerência
(         ) Margens regulares
(        ) Concordância
(        ) Fuga ao tema
(         ) Paragrafação
(        ) Pontuação
(        ) Gênero textual

(        ) Desenvolvimento estrutural








 
Símbolos e Códigos para a Correção
Palavra grafada ou acentuada incorretamente
I
Insuficiente
B
Bom
Repetição desnecessária
R
Regular
E
Excelente
  
Erro ou ausência de pontuação
 
                            

 
  Orientação para atividades de casa

 
     O objetivo das atividades de casa é a fixação dos ensinamentos desenvolvidos em sala de aula ou a complementação de algum conhecimento em construção de um tema em estudo pelos alunos.
     Para que os alunos possam fazer bom proveito desse tipo de atividade, aqui vão algumas dicas:

 
* Ajude a criança a criar laços de responsabilidade. A atividade de casa deve passar a ser hábito na vida de seu filho.

 
* O horário e o local de execução das atividades devem ser sempre os mesmos. O local deve ser arejado e claro.

 
* Evite que faça o dever diante da televisão ou com o som ligado, isso pode lhe tirar a concentração.

 
* O incentivo na execução das atividades é muito importânte.

 
* O adulto deve interferir como agente esclarecedor da atividade em caso de dificuldade, mas nunca fazer as atividades de casa para o aluno. Caso a dúvida persista, deixe que o aluno traga para escola, assim o professor levará em conta essa dúvida e redirecionará o seu trabalho.

 
* Promova a independência do aluno gradativamente até que seja capaz de executar as atividades sozinho.

Matemática

UM PASSEIO AO ZOOLÓGICO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA!!!!

Você já foi ao jardim Zoológico?
È um lugar muito bonito!
Vamos acompanhar algumas crianças ao zoológico e aprender muitas coisas.

1- Ao entrarmos no jardim Zoológico, passamos por uma roleta, que registra o número de pessoas que ali entram. No final do dia, já haviam passado pela roleta 9806 pessoas. Represente este numeral no quadro de valores de lugar:
                 

U.M
C
D
U





Agora responda:
a) Escreva-o por extenso: ____________________________________________________.
b) Ele é número par ou ímpar? ____________.
c) Dê o sucessor e o seu antecessor: ____________ 9806 _____________.

2- Na visita ao zoológico,algumas alunas ficaram encarregadas de anotar o tempo de gestação de alguns animais.Complete as questões abaixo transformando-as em dias:
a)      A gestação da zebra é de 3 centenas e 45 unidades: __________ dias.
b)      A gestação do macaco é de 14 dezenas e 1 unidades: _________dias.
c)      A gestação da girafa é de 435 unidades: ___________________dias.
d)      A gestação do leão é de 10 dezenas e 8 unidades ____________dias.
e)      A gestação do hipopótamo é de 2 dúzias multiplicadas por 10:_____dias.
f)       A gestação do camelo é de 100 multiplicado por 3 mais 9 dezenas:____dias.

3- Durante o passeio, alguns alunos ficaram encarregados de anotar o peso dos animais. De acordo com a tabela, calcule o que se pede:

ANIMAL
PESO:
Camelo
500 kg
Leão
250 kg
Zebra
260 kg
Girafa
500 kg
Elefante
6500 kg
Macaco
18 kg
Tatu
2 kg


a)- Observando a tabela responda:

Qual é o animal mais pesado?

R:- ----------------------------------------------------------------------------------------------

Qual é o animal mais leve?
R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

b)- Some o peso da girafa, do tatu, do elefante e do macaco e veja quantos quilos eles pesam juntos.

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

c)- Diminua, do peso do elefante, o peso do macaco mais do camelo, do leão e da zebra e descubra a diferença do peso entre eles.

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

d)- Some o peso da girafa com o peso do elefante para ver quanto pesam os dois juntos

R: ----------------------------------------------------------------------------------------------

4- No zoológico existem 45 espécies de animais. Estas espécies foram divididas em 5 grupos diferentes.Quantos animais ficaram em cada grupo?

R: ----------------------------------------------------------------------------------------------

5- Qual é a diferença entre a gestação do elefante, que é de 680 dias, e a do tigre, que é de 105 dias?

R: ---------------------------------------------------------------------------------------------

6- Numa terça-feira, foram visitar o zoológico, 185 crianças e 97 adultos.Sabemos que cada criança paga 3 reais e cada adulto 5 reais, responda:
a)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos infantis?

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

b)- Quanto o zoológico faturou com os ingressos para adultos?

R:- ---------------------------------------------------------------------------------------------

c)- Quanto o zoológico faturou no total?

R:----------------------------------------------------------------------------------------------